quinta-feira, novembro 13

Vencedores Fantasfólio 2008

1º Lugar



Criativo Filipe Graça



2º Lugar





Agência Strat / Lowe
Criativos José Gomes e César Silva



3º Lugar





Criativo Filipe Graça

18 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com o anónimo, era de valor publicarem um top ten.

Anônimo disse...

Como é que eu já sabia que estes iam ser os vencedores...

Anônimo disse...

O terceiro devia ser o primeiro!

Anônimo disse...

a ideia do terceiro é de longe a melhor.
como é q o anonimo das 1:06 já sabia quem ia ganhar? agora tb há polemica nisto? tenham juiso
parabéns aos vencedores

Anônimo disse...

o terceiro devia realmente ser o primeiro.
e se o primeiro e o terceiro pertencem à mesma pessoa (pelo nome isso é uma possibilidade) será que não deveria existir algo como um quarto lugar ou menção honrosa?

Anônimo disse...

Sabias que estes eram os vencedores porque provavelmente viste os trabalhos a concurso, que estavam num blogue de acesso público. E se os viste, percebeste que estes eram sem dúvida os melhores. Podia haver uma enormidade de inscrições. Boas ideias? Estas e mais 2 ou 3.

Anônimo disse...

o segundo e que nunca devia la estar...

Anônimo disse...

Quem é esse tal de Filipe Graça?! Esse gajo é 1 MAGO da publicidade.... Alguma agênia ja o agarrou?! Filipe se estiveres desempregado faz aqui o teu comentario de forma a entrar em contacto contigo... tenho boas perspectivas para o futuro do MAGO

TC disse...

Olá a todos. Como estava anunciado no cartaz, só publicamos os trabalhos dos 3 primeiros classificados. Podem ver todos os outros trabalhos em www.fantasfolio2008.blogspot.com. Quem fizer questão de saber quantos pontos conseguiu, pode enviar um e-mail para portugalfolio@gmail.com com o título do trabalho e os nomes dos autores. Obrigado.

O Nosso Portfólio

Anônimo disse...

AO JURI:
1. http://adsoftheworld.com/media/print/polaroid_eyewear_mens_collection_beach
2.
http://adsoftheworld.com/media/ambient/sony_cicle_energy_toys
3.
http://pixeloo.blogspot.com/2008/03/homer-simpson-untooned.html
http://pixeloo.blogspot.com/2008/03/super-real-mario-world.html
+
http://adsoftheworld.com/media/print/tva_digital_the_simpsons?size=_original

TC disse...

Olá a todos. Para não corrermos o risco de sermos novamente acusados de favorecer uma ou outra pessoa, sentimo-nos na obrigação de publicar o comentário acima. Afinal de contas, não é uma ofensa a ninguém e não usa linguagem imprópria. Ao que ninguém nos obriga é a concordar com este tipo de manifestações. Nesse sentido, pedimos um pouco mais de respeito pelas pessoas e pelo trabalho delas. Só a quem não trabalha é que nunca aconteceu uma situação parecida. Mais uma vez, os nossos parabéns aos vencedores e a todos os outros participantes.

O Nosso Portfólio

Anônimo disse...

Olá,
depois do comentário dirigido ao Júri, como autor das campanhas Bravia e Ray Ban, senti-me na obrigação de esclarecer apenas uma situação.
Não é preciso ser um mago, como dizem em cima (não tive a sorte de nascer com tal dom), para adivinhar que iriam surgir insinuações, comparações e outras ruminações. As imagens utilizadas na campanha Bravia pertencem de facto ao autor do blog Pixelo. Chegaram até mim (e a muita boa gente) via e-mail. E, pelo que sei, nunca foram utilizadas em qualquer anúncio, campanha, etc.. São apenas parte do divertimento diário do já referido autor que, de tempos em tempos, nos brinda com trabalhos fantásticos em 3D, como é o caso do Homer e do Super Mário.
Quanto às restantes insinuações, comparações ou ruminações, só posso dizer que, se há coisa me orgulho, é de nunca ter tido insónias.

um abraço,

Filipe Graça

Anônimo disse...

Caríssimos,

sem querer alimentar qualquer tipo de polémicas que, infelizmente, não são raras pelas nossas bandas, sentimo-nos no direito e no dever de responder, como autores de um dos trabalhos premiados (parabéns ao Filipe Graça, aos restantes participantes e, sobretudo, ao Nosso Portfólio) desta edição do Fantasfólio, às acusações, críticas puramente destrutivas ou pelo menos não fundamentadas, comentários menos felizes e, porque não, àqueles que, para variar, dizem bem.

O trabalho da Duracell não saiu PARA A RUA porque uma colega nossa descobriu (no Invisible Red – faltou-te esse link, anónimo das 11:52) que tinha sido feito algo muito parecido na Argentina, 2 meses antes, a muito pouco tempo de o trabalho ser apresentado proactivamente ao cliente. Estava tudo pronto, fotografado, maquetizado e desenvolvido, tal e qual como está agora.
Foi um grande balde de água fria, porque acreditávamos muito nesta ideia. Era um trabalho criativo acima da média, o tipo de ideia que nós, pelo menos, não temos todos os dias. Foi o orgulho que não tivémos, a sensação de fazer algo fresco que morreu ali, os elogios e eventuais prémios que não recebemos. Quem é criativo e diz que não gosta destas coisas está a cometer um destes dois erros: ou a enganar os outros ou a enganar-se a si próprio.

O trabalho ficou na gaveta e no nosso portfólio (sempre que o mostrámos fizémos questão de explicar aquilo que acabámos de escrever, como algumas pessoas poderão comprovar).

Quando surgiu o desafio para o Fantasfólio, pensámos não enviar, antecipando aquilo que se passou. Mas depois pensámos: Será que numa competição deste género, em que se premeia a criatividade pura, sem briefing e constrangimentos dos clientes, não devemos aproveitar para mostrar aquilo que somos capazes de fazer, independentemente de alguém ter feito parecido meia dúzia de semanas antes e, na nossa opinião, pior (porque não exploraram todo o potencial da ideia)?

Talvez sim, talvez não. Decidimos enviar. Relembramos que enviámos o trabalho para o Fantasfólio que, sem menosprezo, é uma competição não oficial em que se ganha nada, e não para o CCP ou Cannes ou qualquer outro festival oficial (fizemos o trabalho em Novembro, bem a tempo da época festivaleira). Para nós, a diferença reside aí. Seria grave, no nosso entender, se o trabalho tivesse sido veiculado, porque nesse caso o cliente estaria a pagar por uma ideia que não é absolutamente original, e/ou se tivesse sido inscrito em festivais “profissionais”. Ainda assim, quantas vezes isso não acontece, ano após ano, em Cannes, para dar apenas o exemplo maior?

Aos que consideram que tomámos as decisões erradas, as nossas desculpas.
Quem nunca errou que atire a primeira pedra. Estamos de braços abertos.
A todos, bom trabalho.

José Gomes
César Silva

Anônimo disse...

Oh Filipe, era melhor que tivesses ficado calado. Deixa os comentários para quem não teve a capacidade de criar trabalhos como os teus. Concentra-te em continuar a fazer bom trabalho, olha que muita boa gente do maravilhoso mundo da publicidade anda a ver este blog.

Parabéns

José de Anahory Bidarra

Anônimo disse...

Realmente o do robot é igual ( para além de não ser uma imprensa...)

O da ray ban é quase a mesma coisa. Compreendo que possa acontecer, as ideias que marcam adormecem muitas vezes no inconsciente para um dia acordar, mas não acredito que não conhececes a campanha.

A do pixeloo, é um bom aproveitamento.Portanto, uma boa ideia. ( o único problema é que havia gente que pensava teres sido tu a fazer o trabalho de imagem hehe...)

Anônimo disse...

Vá pessoal já passou. Sei que o meu trabalho era melhor do que estes três e não venho aqui desfazer os dos outros. Publicidade é critério e cada um sabe do seu.
Parabéns aos vencedores boas criatividades.

TC disse...

Olá a todos. Pelo que percebemos, pouco ou nada há a comentar acerca do Fantasfólio 2008. Esperamos que compreendam as razões que nos levam a considerar esta caixa de comentários fechada. Obrigado.

O Nosso Portfólio

TC disse...

Olá a todos. As respostas às pontuações vão chegar, embora que aos poucos. É muito difícil conseguir enviar todas de uma vez, acreditem que há muitos pedidos.

O Nosso Portfólio