quinta-feira, abril 12

Fantasfólio 2007

Em época de festivais, o Nosso Portfólio decidiu aproveitar a “febre” e promover um concurso criativo aberto a todos os jovens que trabalham ou gostariam de trabalhar numa agência de publicidade.

O tema é livre, pode ser feito em dupla ou individualmente, e as participações estão abertas a todos aqueles que não ultrapassem os 30 anos de idade. Sem limite para o número de trabalhos enviados, os interessados deverão fazer um anúncio de imprensa e enviá-lo em JPEG até dia 3 de Maio para portugalfolio@gmail.com

Recebidos, o Nosso Portfólio reencaminhará os trabalhos para os membros do júri que votarão, de 1 a 10, em todos os trabalhos válidos.

Os membros do júri são:

Jorge Coelho – Director criativo da Ogilvy
Sérgio Santos – Planner da Lowe
Lourenço Thomaz – Director criativo da Partners
Nuno Cardoso – Director criativo da BBDO
Marcelo Lourenço – Director criativo da FUEL
Marco Dias - Director criativo da Brandia
Eduardo Homem – Director criativo da Caixa Alta
Tiago Cruz – Copywriter da JWT
João Coutinho – Director criativo da Lowe
Tico Moraes – Director criativo da Y&R Red Cell
Tiago Rebelo – Director criativo da EuroRSCG
José Campos – Director criativo da Strat

Para muitos, este concurso pode servir de montra para as melhores agências nacionais e, para outros, pode ser uma oportunidade de encontrar novos talentos que muitas vezes estão por detrás da barreira que os separa de uma entrevista.

Este concurso serve também para os novos publicitários treinarem para um concurso bem mais importante que se avizinha: o dos Jovens Criativos que premiará a dupla que representará Portugal na edição dos Young Creatives em Cannes.

Aqui fica o “briefing” do concurso.

Tema: Livre
Idade dos participantes: Menos de 31 anos
Meio: Imprensa
Data limite de entrega: 3 de Maio de 2007

Para a aprovação dos trabalhos, na altura do envio, as peças deverão fazer-se acompanhar de: título, nome dos criativos, endereços de e-mail válidos, idades, profissões e, caso estejam empregados, nome das empresas para as quais trabalham.

14 comentários:

Anônimo disse...

Que belo treino. "Briefing do concurso. Tema: Livre". Tema livre? A iniciativa é porreira e como tal merecia no mínimo um briefing com um tema à altura.

TC disse...

É, sem dúvida, uma questão que nos passou pela cabeça, mas para a qual temos uma resposta. Na altura, pensámos em diversos temas da actualidade, mas quando nos lembrámos de que o tema livre também pode ser sinónimo de criatividade, no que toca à decisão do produto que os jovens criativos vão trabalhar, decidimos manter a liberdade na escolha. E esperamos que esse não seja o problema de uma iniciativa que tem tanto de rara como de preponderante para dar a conhecer jovens com talento que há muito tempo espreitam por uma oportunidade. Obrigado. O Nosso Portfólio

Anônimo disse...

Concordo com o anonimo, apesar de ter depois lido a explicação do tc.
Compreendo a escolha do tema ser livre, mas não concordo.
Talvez não precisasse ser um tema especifico, talcez mais um conceito ou um tipo de produto ou serviço.

Mas parabéns pela iniciativa e parabéns também pela disponibilidade de todos os direcotres criativos das várias agencias.

Gostei mesmo mto da atitude!
Abraço pra todos.

AF

Anônimo disse...

Eu faço parte do júri convidado e posso desde já dizer que concordo com a ideia do tema livre. Tal como dizem os nossos amigos portfolianos, a escolha do tema também pode ser um sinal de criatividade. Eu por exemplo estou fartinho de anúncios de preservativos em portfólios de jovens criativos. Acho que podia ter corrido das duas maneiras, mas esta não é melhor nem pior que a outra.

sindicalista disse...

Parabéns Port-Fólio e parabéns júris. Realmente acusam-nos de fazermos tudo por dinheiro, mas nestas alturas é que se prova que mesmo sem um sindicato nos conseguimos unir para ajudar o meio.

Anônimo disse...

acho muito bem a ideia. acho que devia estar em escalões, porque se a barreira que separa os jovens acabados de formar de uma entrevista são uma cambada de jovens de 30 anos com 10 anos de experiência, não é muito justo.
de qualquer das maneiras é uma iniciativa excelente. parabéns TC.

Anônimo disse...

E o prémio?
Podia haver um prémio, não?
Um estágio para quem está a começar e
um macbook para quem já trabalha, por exemplo.

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa. Como eventual participante no concurso, só me parece errado o facto de o briefing ser aberto. E explico porquê. É que para quem trabalha numa agência, como felizmente é o meu caso, quando se tem ideias para ghosts não se mandam para um blog, mostram-se aos meus directores criativos... Porque assim tenho uma hipótese de, eventualmente, ver o trabalho sair.
Parece-me que desta forma só quem não trabalha é que vai participar mas, mesmo assim, parece-me uma excelente oportunidade.

Parabéns.

Traquino disse...

Boas, desde já os meus parabéns pela iniciativa, não estava nada à espera, já tinha pensado em traduzir o copy de alguns trabalhos dos meus para espanhol...com barcelona aqui tão perto... lol
Parece-me que fiz uma escolha acertada no meu blog, a ver vamos....
---> http://erapublicidade.blogspot.com/

Podem contar com a minha partição,

Abraços a todos,

Ricardo Traquino

Anônimo disse...

Isto já foi feito! É uma cópia!

clap-clap disse...

tema livre é a maneira mais democrática de abordar a criatividade. boa.

Anônimo disse...

fixola! já cá faltava qualquer coisa assim. Mas concordo. Isto é plágio. Já vi qualquer coisa assim na austrália. ahahahahahahaha

Publiciade disse...

LOL iste na é plagio, iste é treine:P

»»MIA«« Movimento pela Independência do Algarve LOL

Confusio disse...

Dúvida:
O Jovens Criativos do CCP vai eleger a dupla que vai representar Portugal em Cannes? Ou vai haver outro briefing como o ano passado?